terça-feira, setembro 01, 2009

No chance

É consenso dizer que nossas escolhas são feitas por nós mesmos e que vamos levar suas consequencias conosco para sempre. Mas será que isso é mesmo verdade? Eu sinceramente acho que é responsabilizar-nos demais por viver.
Tudo que eu menos queria era escolher. Justamente porque todas as escolhas que gostaria de fazer são ambiciosas demais. Eu não escolho escolher - sou obrigado a fazer isso. Onde se está, então, o livre arbítrio?
A única escolha que eu deveras queria ter acertado era viver ao extremo. Sem me machucar, claro - tendo, por assim, a felicidade como consequencia. Mas infelizmente todas as chances que temos de escolher ocorrem às cegas. para depois a gente tentar achar um sentido àquilo que aconteceu - isso justifica a essência da vida, bem banalizada como assim, humanamente, adoramos fazer.

2 Comments:

Blogger Marina Gurgel said...

Ai, como eu quero a insconsequencia de escolhas.
A mera escolha de palavras já nos leva uma rede de causas e consequencias.
Acho que deveríamos parar de assistir "Corra Lola, Corra", e ler Sartre.

terça-feira, setembro 01, 2009 7:09:00 PM  
Blogger derli baltasar castagna paim said...

Concordo com você. Nossas escolhas, certamente seriam outras, caso soubéssemos por antecipação daquilo que nos aguarda. Realmente, após sermos impelidos às escolhas, resta-nos trilhá-las da melhor maneira, o que não quer dizer que se a vida nos levasse para outro caminho, seríamos menos felizes. Abrçs. DPaim

sexta-feira, junho 17, 2011 10:14:00 PM  

Postar um comentário

<< Home