quarta-feira, junho 21, 2006

Descobrindo a Vida

As descobertas da adolescência podem ser as mais gostosas da vida. Mesmo diante de tantos problemas, não há tema mais sedutor do que a juventude e todas as suas típicas histórias.

E é sobre essa fase da vida que se estende o longa Buenos Aires 100 km. Centrado na história de Esteban e seus quatro amigos recém saídos da infância, o filme acompanha a trajetória recheada de descobertas desses jovens que vivem num vilarejo a 100 quilômetros da capital argentina.

Esteban tem um sonho de ser escritor, mas seu pai o obriga a fazer um curso técnico de desenho. Um de seus amigos dorme diversas vezes na rua, esquecido pelos pais. Outro descobre que é adotado. O terceiro tem uma mãe promíscua e mal falada na vizinhança, e o último vive o sonho de enriquecer e mudar-se dali.

Em meio a todos esses conflitos, os garotos se deparam com outras descobertas instigantes da adolescência: a paixão, as amizades, as brigas, o amor ao futebol, e por aí vai. Todavia, diante da monotonia em que vivem, descobertas mais dolorosas também vêm à tona e mostram todos os problemas da vida em uma pequena comunidade. Os jovens enfrentam o drama de terem suas vidas compartilhadas, principalmente quando segredos são revelados.

Parecem histórias e aspirações banais, despretensiosas e pueris, e, de fato, o são. Mas, quando reveladas sob o olhar do diretor Pablo José Meza, enchem o espectador de emoção e sentimento. A seqüência final do filme é talvez a melhor, realista ao extremo e poética na medida.

O mote é universal, as personagens também. Porém, o que há de mais pessoal em Buenos Aires 100 km é a forma como cada um sai do cinema pensando e relembrando as descobertas, os prazeres e as conquistas nostálgicas da juventude.

5 Comments:

Anonymous Anônimo said...

Aaaah!!O Dimas havia falado sobre esse filme na aula passada, você ouviu??
Vou seguir sua recomendação, Bauruzito...quero mt assistir depois desses comentários!! heheehe
love u!
bjoka, chuchu!

quarta-feira, junho 21, 2006 9:47:00 AM  
Anonymous Anônimo said...

Ola amoooor !!!
Nossa, seu blog eh seriu?? hauahauh..to brincando...quero ver o filme agora...huehue...moço amei seu comentário gigantão no meu flog!!!
Te adoro,
Bjao

quarta-feira, junho 21, 2006 4:01:00 PM  
Anonymous Anônimo said...

Bah, nunm assisti ainda... que merda.

quinta-feira, junho 22, 2006 12:04:00 PM  
Anonymous Anônimo said...

Nossa, eu também quero assistir!

E viva a nossa juventude hiper mega ultra nostálgica!!!

sexta-feira, junho 23, 2006 12:43:00 AM  
Blogger Anderson Santiago said...

Nossa, Meiguinha, que mundo louco e irônico!

Eu nem saí da adolescência ainda e já estou com saudade dela!

Que triste...

sexta-feira, junho 23, 2006 5:53:00 AM  

Postar um comentário

<< Home